• Pegada Ecológica



    A pegada de carbono é definida como um conjunto total de gases do efeito estufa emitido durante o ciclo de vida de um produto ou serviço, ou seja, é conhecer as emissões que ocorreram desde a produção de matérias-primas, até o seu descarte final, seja causadas por uma organização, evento, produto ou pessoa.
    Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? Nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos.

     A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da Natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida, o que inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis, as roupas e transporte que utilizamos e aquilo que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos e assim por diante. Tudo o que está à nossa volta no dia-a-dia vem da Natureza e, depois de algum tempo, retorna para ela!

    A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. A Pegada Ecológica de um país, cidade ou pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras, é uma forma de traduzir a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade utiliza, em média, para se sustentar. (Fonte WWF)

    É possível calcular o quanto de recursos naturais utilizamos para sustentar nosso estilo de vida. Acesse e calcule: www.calculadoracarbono-cgd.com

0 comentários:

Postar um comentário