• Superpopulação humana



    Embora a taxa de natalidade (n.° de nascidos) tenha diminuído nas últimas décadas, devido à utilização de métodos contraceptivos eficazes que evitam a gravidez, e também tenha diminuído a taxa de fecundidade (n.° de filhos por mulher em idade de procriar), em função da crescente participação feminina no mercado de trabalho e acesso à educação, a população mundial continua crescendo. Atualmente a população no planeta é 7 bilhões e, conforme as projeções, em 2050 chegará a 9 bilhões de habitantes.

    A taxa de fecundidade no Brasil na década de 60 era de 6 filhos por mulher, conforme o último levantamento estatístico; atualmente, é de 1,9 filhos por mulher, estando a baixo da média mundial, que é de 2,1. Muitos fatores competem com a mudança no padrão populacional, como o avanço da medicina, educação sexual e planejamento familiar. Assim como a maternidade sendo adiada em decorrência dos elevados custos na criação dos filhos; o matrimônio não sendo mais priorizado em função da busca pelo crescimento e estabilidade profissional, a fim de se ter uma melhora na renda e padrão de vida, característica de países desenvolvidos e em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

    A atividade humana gera impacto, e a superpopulação humana é um dos maiores problemas ambientais. Conforme a ONU, mais de um bilhão de pessoas não dispõem de água potável, e a relação entre crescimento populacional e a pobreza é real, geradora de desigualdades socias e guerras pelo mundo a fora. A redução da pobreza e do analfabetismo são fatores básicos para a estabilidade populacional. A responsabilidade do Poder Público pela Educação, infelizmente, não deveria ser priorizada somente em épocas de eleições.

    O naturalista Sir David Attenborough investiga se o mundo ruma a uma crise populacional. David reflete sobre os efeitos profundos desse rápido crescimento para o homem e para o meio ambiente. Embora a maior parte do crescimento projetado da população provenha do mundo em desenvolvimento, é o estilo de vida de muitos países do ocidente o que mais impacta o planeta. 





3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    taxa de natalidade diminuido com as GestaçõesMultiplas sendo aplaudidas a todo instante na midia televisiva e impressa?Eis minha questão norteadora: O que a OMS tem feito para enfrentar esta problemática? Cujas
    Hipóteses são:
    a) Será a natureza em fúria, causadora de maremotos, terremotos, incêndios, desmoronamentos, erosões etc, medida Divina para o controle populacional?
    b) Serão as modernas epidemias e viroses como: Dengue, Colera, H1N1, AIDS, HCV.. criações laboratoriais agindo para o controle populacional?
    c) Serão as trágicas fatalidades, diariamente noticiadas, como: queda de aviões, navios que afundam, prédios que desmoronam, incêndios suspeitos, bombas que explodem em locais bem públicos, genocídios, subterfúgios para o controle da população?
    d) Terá sido a manipulação genética, bebe de proveta, da inseminação artificial, fertilização in vitro, grande contribuinte para este acelerado crescimento populacional?
    e) Não estará o homem, ao usar da ciência para a fertilização humana, quebrando o equilíbrio mantido por Deus para o controle populacional, ao permitir que algumas mulheres nasçam estéril?
    f) Será o Bolsa Família grande incentivador gestacional de nossas jovens/mulheres, sendo um dos principais contribuintes para alcance da probabilidade de nove bilhões de pessoas antes da metade deste século?
    g) É motivo de orgulho noticias como esta: Família recebe 150 mil do governo para ajuda no sustento de 9 filhos, sendo que mãe está grávida de gêmeos, aumentando mais 5 milhões na pensão? Mães com Gestações Mútiplas: quadrigêmeos, quíntuplos, sêxtuplos?
    h) O que houve com o controle da natalidade? Será somente preocupação da China,conforme visto em sociologia nas faculdades?
    A situação é grave, , estamos lidando com uma nova Peste Biológica por isto quem tenha ouvidos ouça e quem tenha olhos que veja. Observem, pensem, reflitam..somem dois e dois. Vejam as estatísticas da criminalidade, o aumento de assaltos, mortes por roubos, quantidades de carros pra poucas ruas, avenidas...É a superpopulação em ação..

    Pesquisa iniciada por Cilene Mourão.

  2. Unknown disse...

    A " taxa de 1,9 filhos por mulher " me soa como uma divertida piada , e tal taxa, certamente , fora contabilizada pelo IBGE ; ... órgão este que tem a incumbência de dar vero ás alucinadas mentiras dos governantes. A real taxa de natalidade ( hoje, no Brasil ) é de 3,8 filhos por mulher !! Ainda que fosse 1,9 ; ... ainda assim não poderíamos nos esquecer de que a demografia cresce segundo uma progressão geométrica, e assim sendo , pequenos índices geram resultantes explosivas quando aplicados exponencialmente. A superpopulação não é um mito , mas sim um fato, e devemos ( urgentemente) implantar a "política do filho único" , se é que queremos falar em " futuro " !!! É isso .

  3. Unknown disse...

    A SUPER POPULAÇÃO

Postar um comentário