• Geração Consumo



    A produção de bens de consumo, iniciada pela extração de matérias-primas e pela mão de obra barata, seguida pela produção, consumo e descarte, é um sistema em crise, ineficiente e acarreta riscos sociais e ambientais. Há um ciclo não sustentável, matéria-prima sendo esgotada, produtos químicos sintéticos sendo depositados ao longo da cadeia alimentar, perda de espaço, ar puro e desigualdade social. Sustentados pela necessidade humana de consumir, sendo na maioria das vezes dispensável, mas concedente de uma momentânea felicidade, quando cessada, novamente estimulada pela carência de se ter o mais moderno que o mercado oferece.

    Vivemos em um sistema adoecido onde o mais importante é o que você tem e não o que você é. O coração do problema é nosso consumo desenfreado. É necessário, além de reduzir e reaproveitar, urgentemente reciclar nossos conceitos e modos de agir, até porque matérias-primas são limitadas; dessa maneira, um sistema baseado no consumo desenfreado não pode sobrevive por muito tempo.

    Somos sujeitos e protagonistas na construção de valores verdadeiros, e urgentes de novos estilos de vida e necessidades reais. Ao mesmo tempo que somos influenciados, também somos influenciadores, e a compreensão deste fenômeno nos torna menos marionetes do sistema em que estamos introduzidos.
    Podemos pensar em consumo consciente no uso de sacolas plásticas, consumo de água e energia, a real necessidade da substituição de eletrodomésticos e eletrônicos e assim pordiante. Compreender a origem daquilo que consumimos e fazer esforços para reduzir e reaproveitar o que compramos é sinônimo de consumo consciente.

    A História das Coisas

    Confira Abaixo o documentário brilhante, com pouco mais de 20 min, que explica o processo de produção até o descarte. E conclui de forma magnífica, mostra a necessidade de mudar o Sistema Linear (em crise) para um sistema que não desperdice recursos e pessoas, um sistema cíclico, voltado para sustentabilidade e equidade (justiça e igualdade).

    Parte 1



    Parte 2

0 comentários:

Postar um comentário