• Consumo consciente



    O Ministério do Meio Ambiente criou a campanha “Saco é um saco”, que tem como objetivo reduzir o consumo das sacolas plásticas no Brasil, pois hoje elas chegam aos 12 bilhões de unidades por ano.
    Mas por que elas são tão prejudiciais para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD), e sua degradação pode demorar algumas centenas de anos.
    Em São Paulo, os supermercados já não distribuem mais sacolas plásticas. No Rio Grande do Sul, ainda não há previsão de uma medida semelhante a ser seguida, mas o debate já existe. E você, já aprovou a sacola reutilizável?

    Os consumidores devem estimular os hábitos sustentáveis em benefício do meio ambiente, e buscar alternativas para levar as compras do supermercado já é um bom começo.
    Para aqueles que decidiram mudar de atitude, a pergunta é: qual a melhor opção para substituir as sacolas plásticas?

    Existem as ecobags, que são produzidas em fibra de algodão natural totalmente biodegradável e que podem ser utilizadas centenas de vezes.

    Outra opção são as caixas de papelão, que podem ser utilizadas mais de uma vez. Sua reciclagem é comum, mas, se não for feita, a decomposição leva até seis meses para acontecer.

    Os carrinhos de feira também podem ser aderidos, pois são reutilizáveis por muito mais tempo do que os outros ítens citados acima. Suporta uma quantidade consideravelmente grande de peso e, como são feitos normalmente de ferro, podem ser reciclados.

    Há várias opções quem podem ser aderidas e que não agridem a natureza, agora escolha a que melhor se adaptar ao seu tipo de consumo e boas compras. As futuras gerações e o meio ambiente agradecem a sua preferência.

0 comentários:

Postar um comentário