• Tráfico de Animais Silvestres



    Todos os animais que vivem ou nascem em um ambiente natural como florestas, rios e oceanos são animais silvestres. Os animais existentes naturalmente em determinada região ou país são considerados silvestres nativos (lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, papagaio e capivara), os exóticos, são as espécies naturalmente oriundas de outros países e trazidas para cá (leão, tigre, elefante, pavão, canguru).

    Já os animais domésticos são aqueles que tiveram seu comportamento alterado pelo convívio com o homem e não mais vivem em ambientes naturais, pois se tornaram dependentes para alimentar-se, por exemplo.
     
    Pois bem. Animal silvestre, diferente do animal doméstico, é aquele capturado da natureza e que não é permitido o cativeiro, sendo protegido por lei.
     
    Ainda que existam criadouros permitidos pelo Ibama, como locais comerciais, conservacionistas e zoológicos, manter um animal da fauna silvestre fora do seu habitat natural é necessária autorização por órgãos competentes, do contrário, é crime ambiental, sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa (Lei Nº 9.605/98 Art. 29).

    O tráfico de animais silvestres acarreta muitos impactos, pois além de prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas naturais, é uma das maiores ameaças a extinção. O risco de transmissão de doenças ao homem é significativo, assim como, o sofrimento animal, pois este sofre pela falta de espaço físico, alimentação inadequada e, no momento da captura e transporte, muitos acabam não suportando a tortura e morrem.

     Não é somente o tráfico de animais silvestres preocupante. Os abusos e maus-tratos contra animais também configuram crime ambiental e devem ser comunicados as autoridades.
     
    A atividade de tráfico de animais existe porque há comércio, este por sua vez, estimulada por nós cidadãos.

    Talvez possa ser mais fácil preocupar-se com as espécies de gramíneas que serão utilizadas nos campos de futebol para a Copa do Mundo do que com os impactos impensados que causamos!

1 comentários:

  1. Esse é um assunto muito preocupante,há muitas pessoas traficando animais silvestres ilegalmente,maltratam os animais prejudicam muito o ecossistema e não se dão conta que ao fazer isso estão prejudicando a si mesmos,mas esse tipo de pessoa só quer saber dos lucros e nada mais, não se importam com o meio ambiente só com eles mesmos,se continuar assim muitas espécies de animas vão ficar extintas.

Postar um comentário