• Caminhos do Lixo

    Entre os principais problemas ambientais da atualidade podemos destacar a poluição causada pelos resíduos, em função da sua composição química e tempo de decomposição, os resíduos são causadores de muitos problemas.  A situação ainda piora quando o mesmo é acumulado em ambiente inadequado causando proliferação de insetos e roedores, assim, ocorrendo transmissão de doenças, da mesma maneira, se depositados a céu aberto ou no leito dos rios, ocasionando entupimento de bueiros, enchentes e consequente contaminação da água.

    Situação bastante cotidiana não é mesmo!!!!
    Pois bem, já se perguntou para onde vai o lixo que você produz diariamente?
    Sabe-se que a média de lixo produzida semanalmente por uma pessoa é 5 Kg. Levando em conta a população de Alvorada (211.233 habitantes) semanalmente é produzido uma quantidade bastante significativa.

    A Coleta seletiva, implantada no Município em 2010, tem a principal finalidade diminuir os resíduos depositados nos aterros sanitários, pois para cada aterro sanitário existe um tempo de vida útil que depende da quantidade de resíduos ali depositados, sendo assim, o destino correto do lixo seco (viável para reciclagem) prolonga a vida útil dos aterros sanitários (destinado o lixo orgânico), não necessitando causar impactos em curto prazo em outras áreas para a construção de um novo aterro.

    Da mesma maneira, a destinação correta dos Resíduos Sólidos acarreta melhor aproveitamento dos materiais, a RECICLAGEM, reduzindo a utilização de matérias primas e energia. Também cumpre um importante papel social, gerando receita a quem se beneficia da reciclagem.
    A Coleta Seletiva da nossa cidade é realizada por uma empresa terceirizada, o lixo seco é encaminhado para duas importantes associações locais: Associação de Catadores – Acata e Associação dos Catadores da Torotama.

    E o que fazer com tanto lixo?
    Assim como a Reciclagem, surgem novas ideias para conter o desperdício, segue algumas dicas de Reaproveitamento de materiais:

    Reciclando caixas de leite: 



    Bolsas utilizando garrafas pet:




    Nos próximos dias divulgaremos os dias e horários da coleta seletiva dos bairros da Cidade.



1 comentários:

  1. Muito legal as bolsas feitas com garrafas pet,alem de serem feitas com material reciclável ficam muito bonitas,gostei da ideia,eu msm fazia pulceiras com fios que eram jogados fora e ficavam bem bonitas,basta ter criatividade ;D

Postar um comentário