• Dica: horta vertical

    Na última semana mostramos aqui na coluna e no blog que é possível transformar sucata em brinquedos, basta soltar a imaginação. Esta semana a dica é terapêutica, sustentável e econômica. O horta vertical de garrafas pet é uma alternativa para decorar o jardim e ter sempre verduras e temperos fresquinhos.
    A técnica que foi desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaun  pode ser adaptada para qualquer espaço e tipo de planta.
    Quem quer aproveitar esse feriado do começo do mês da primavera para tornar os jardins mais floridos com essa dica prática pode começar a separar os materiais. Você só vai precisar de:

    - Garrafas pet de dois litros vazias e limpas
    - Tesoura
    - Cordoalha, barbante ou arame. Apesar de menos resistentes cordas de varal também pode ser utilizadas, apenas tome o cuidado na hora de corta-la pra que não desfie e nem que as plantas sejam  mais pesadas que a corda pode suportar. Cordoalha e arame podem enferrujar com o tempo, cuidados com a manutenção do jardim devem ser constantes para que a estrutura não despenque e nem fique com uma aparência feia;
    - Arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames);
    - Terra e muda de planta.

    O primeiro passo é abrir uma “janela” em um dos lados da garrafa será nesse espaço que a planta irá crescer. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme a imagem abaixo:



    Faça dois furos que ultrapassem a garrafa próximos à abertura. Um próximo ao gargalo, outro no fundo da garrafa. Será por eles que os barbantes que sustentarão as garrafas devem passar. Faça também pequenos furos no fundo da garrafa para evitar que a água acumule no vaso. Passe o barbante pelos furos e prenda-os na parte de baixo da garrafa (imagem). Um nó basta para prende-los. Se optar por arame ou cordoalha use uma arruela para perder os fios e evitar que as garrafas caiam.




    Com todas as garrafas presas e alinhadas basta colocar a terra as mudas (ou sementes) e cuidar para que as plantas cresçam. Um suporte de madeira pode ser adaptado para prender o jardim na parede ou muro. Com as garrafas alinhadas amarre o que sobrou de barbante sobre elas em um sarrafo que suporte o peso das plantas e suspenda-o prendendo onde preferir.





0 comentários:

Postar um comentário